Dicas Gastronômicas

1/AGO /2011Benefícios Associados ao Consumo de Peixes 

Diminui a taxa de colesterol;Atua nas células nervosas ( deficiências nos nutrientes existentes nos peixes podem refletir em problemas de memória, alterações de humor e retardo na aprendizagem);

Diminui o risco de doenças coronárias e arteriosclerose (endurecimento e espessamento da parede das artérias);

Atua no processo das inflamações, controle da pressão alta e diminuição da agregação plaquetária;Atua na manutenção do peso ideal, através do controle do apetite;

Fonte de proteínas de elevado conteúdo nutritivo que contribuem com o processo de digestão, ultrapassando às das carnes vermelhas;Fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto);Em mulheres grávidas, evita a depressão pós parto e auxilia no desenvolvimento cerebral do feto.

Apesar de ser de conhecimento popular os benefícios dos peixes, o consumo desse alimento no Brasil é relativamente pequeno.Esse consumo precisa ser estimulado em função da importância dos peixes na saúde humana: ele deve ser ingerido no mínimo duas vezes por semana, intercalando-o com outros tipos de carnes.

Isso irá garantir uma alimentação saudável com repercussões em vários aspectos da saúde física e mental.Cuidados com a escolha dos peixesÉ importante comprar o peixe sempre congelado e nunca fora do gelo;Os olhos do peixe devem estar salientes, não profundos e evidentemente sem manchas;

O odor deve ser o característico, não podendo ser muito forte;A carne do peixe deve estar firme sem se desfazer;As escamas devem estar firmes no corpo do peixe.

 

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